Jovens Pelo Naturismo Calendário e actividades da JPN e de outros clubes Informações sobre Naturismo Textos, crónicas, opiniões Participa no nosso fórum Links relacionados com Naturismo Contactos da JPN

Fim-de-semana no Algarve - 1 e 2 de Setembro de 2007

Costuma-se dizer "Os que vêm de longe são os primeiros a chegar", e na chegada à praia das Adegas no Sábado foi isso mesmo que aconteceu. Os 4 participantes que vinham de Sintra e Alenquer chegaram primeiro que o casal de algarvios que vinham de Tavira.

Como desta vez a bandeira JPN ficou esquecida recorremos ao improviso e ao que a natureza nos disponibilizou.

A maré estava extremamente baixa o que fazia a praia das Adegas parecer muito grande.

Eram necessários 2 minutos para ir das toalhas até à beira-mar!
Esta maré criou também algumas zonas de "piscina natural" junto às rochas onde era possível tomar um banho traquilo e observar em pormenor a fauna e flora locais.

As anémonas e as estrelas do mar fizeram sucesso entre os presentes.

Pudemos também constatar que infelizmente algumas pessoas apanhavam indiscriminadamente estrelas do mar, enchendo baldes com estes equinodermos. Escusado será dizer que se tratavam de têxteis...

Numa operação "Libertem as estrelas do mar" tentámos apanhar algumas estrelas do mar que estavam nas rochas e libertá-las mais longe no mar para não serem vítimas de apanha indiscriminada.

O almoço, à base de saladas e sandes, decorreu na sombra dos chapéus sempre com a boa disposição a reinar.

A maré ia subindo e a praia ia ficando mais pequena... mas mais Naturista!

Foi um bela tarde de praia, com sol mas sem estar excessivamente quente, água com uma temperatura muito agradável e bom ambiente!

No regresso ao parque de estacionamento aproveitámos para deixar alguns panfletos JPN nas viaturas.

Dado o reduzido número de participantes decidimos alterar o programa.
Rumámos então té ao interior do concelho de Aljezur para conhecer uma Piscina Biológica.

Estivemos à conversa com com Udo e Claudia Schwarzer da BioPiscinas que nos explicaram como funcionam as piscinas biológicas e as ETAPs - Estações de Tratamento de Água por Plantas.
Pudemos também experimentar a piscina biológica do casal Schwarzer (naturalmente sem roupa claro) e ficámos maravilhados. Esqueçam os olhos irritados e o cheiro a cloro!

Foi então altura de rumar até aos arredores de Tavira onde ficámos alojados para o dia seguinte.

O Domingo acordou com bom tempo. Tomámos o pequeno-almoço e preparámos o almoço para levar para a praia.

Ao chegar a Pedras d'El Rei verificámos que o parque de estacionamento da praia estava bastante preenchido.
Aproveitámos para deixar panfletos JPN nos carros estacionados.

Para atravessar a ilha optámos por ir a pé em vez de usar o comboio. Além de ser mais ecológico e saudável permite uma melhor observação da Natureza.

Depois da caminhada lá chegámos à zona Naturista oficial da praia do Barril onde montámos os chapéus e pára-ventos junto à placa de sinalização da zona Naturista.

Um primeiro banho de mar revelou que a temperatura da água do mar estava óptima fazendo com que ficássemos bastante tempo dentro de água. Além disso a maré baixa permitia ter pé até bastante longe.

O banho fez ganhar apetite para o almoço que, à semelhança do dia anterior, foi à base de saladas e sandes. Entre os ingredientes contavam-se produtos biológicos de produção própria de alguns dos participantes.

Durante o almoço chegou mais um casal algarvio para participar no encontro.
Juntando todos os guarda-sois e com a ajuda de alguns pareos foi criada uma zona de sombra para todos.

Decorriam mais uns bons momentos de conversa quando fomos surpreendidos pela chegada de mais um participante... do Porto!
Bom... afinal não veio de propósito do Norte pois estava de férias no Algarve mas foi uma agradável surpresa.
O número de participantes elevou-se assim para quase uma dezena, 9 naturistas.

Dois membros da Equipa JPN percorreram então a praia Naturista para distribuir panfletos pelos utilizadores da praia (naturistas e têxteis). A receptividade ao "Boa tarde, posso dar-lhe um panfleto?" foi boa pois nenhum foi recusado.

A tarde passou e os participantes que vieram da zona da grande Lisboa tiveram que deixar a praia por volta das 17h.

Os restantes ficaram mais uma hora na praia e na caminhada de regresso ainda se apanhou algum lixo que foi depois depositado num contentor.


Um excelente fim-de-semana de praia sempre com bom tempo e boa disposição!



(...)que se liberte um desses prisioneiros, que seja ele obrigado a endireitar-se imediatamente, a voltar o pescoço, a caminhar, a erguer os olhos para a luz (...) o deslumbramento impedi-lo-á de distinguir os objectos de que antes via nas sombras (...)Se, enfim, mostrando-lhe cada uma das coisas que passam, o obrigar, à força de perguntas, a dizer o que é? Não achas que ficará embaraçado e que as sombras que via outrora lhe parecerão mais verdadeiras do que os objectos que lhe mostram agora?

Alegoria da Caverna, Platão

eXTReMe Tracker