Jovens Pelo Naturismo Calendário e actividades da JPN e de outros clubes Informações sobre Naturismo Textos, crónicas, opiniões Participa no nosso fórum Links relacionados com Naturismo Contactos da JPN

Encontro FPN/CNC/JPN - Praia da Estela/Rio Alto - 21 de Julho de 2007

No passado dia 21 de Julho decorreu o encontro da JPN na praia da Estela. Uma iniciativa conjunta com o CNC e a FPN.

Assentámos arraiais logo à entrada da zona habitué dos naturistas, para quem chegava do lado do campo de futebol da Aguçadoura.

Ao chegar à praia os mais desprevenidos, talvez por desconhecimento, depararam-se com um ambiente muito agradável e familiar, com grande número de naturistas.

O encontro contou com a presença de quase duas dezenas de pessoas que foram chegando aos poucos.

Quer à sombra dos chapéus e/ou protegidos por tapa-ventos (imprescindíveis devido às nortadas), o convívio naturista e a troca de experiências entre os participantes foi uma constante ao longo do dia.

Havendo ainda lugar para a distribuição de panfletos da JPN, de salientar que grande parte das pessoas a quem nos dirigíamos ficavam curiosas e vinham ter connosco para tirar duvidas e perguntar sobre o movimento. E também a questão dominante era sobre a legalização da praia da Estela, assim bem como de algumas desventuras que alguns nos primórdios lá tinham vivido.

Apesar do vento norte e da água fria, o mar apresentava-se relativamente calmo e o céu limpo. Pelo que, alguns naturistas mais encalorados não dispensaram uns mergulhos.


Ao final do dia, como havia sido combinado, um grupo mais reduzido rumou à Galiza, mais precisamente ao parque de campismo de Aldan, na zona de Cangas.

Este parque apesar de têxtil, reúne todas as outras condições para uma relação agradável com a natureza.

Depois de montadas as tendas, um pequeno grupo encarregou-se de comprar comida para o jantar. Este decorreu em ambiente de grande convívio com mais algumas trocas de experiências e informações sobre o parque e as praias da zona. O comer, entrecosto e salmão com batatas e salada estava bom pois acabou por atrair um pequeno ouriço caixeiro.

Depois de uma noite bem dormida o dia acordou com algumas nuvens. No entanto, depois de um pequeno-almoço espanhol, fomos à praia da Barra que dista poucos km’s do parque.

A praia de areia clara e de águas calmas com uma extensão de poucas centenas de metros limitada por rochas, associada ao pinhal instado nas dunas mais altas, é muito bonita e o cenário ideal para qualquer naturista desfrutar do contacto com a natureza, não fosse a instabilidade do tempo. Com uma visita guiada da parte dos participante que já conheciam a praia, para os que a conheciam pela primeira vez, resolvemos dar um passeio pela areia à beira mar com visita a ambos os extremos da praia.

Após este pequeno exercício matinal e com o tempo a piorar alguns resolveram experimentar uns banhos em águas espanholas. O encontro acabou antes do esperado, por volta da hora de almoço, quando já caiam alguns pingos. Mesmo assim fomos os últimos a sair da praia.

Com muita pena pelo fim antecipado, despedimo-nos com a promessa de voltar, agradecendo a presença de todos, especialmente aos participantes do norte.

eXTReMe Tracker