Jovens Pelo Naturismo Calendário e actividades da JPN e de outros clubes Informações sobre Naturismo Textos, crónicas, opiniões Participa no nosso fórum Links relacionados com Naturismo Contactos da JPN

Limpeza de praia e encontro no Barril (Ilha de Tavira) - 2 de Setembro de 2006

A limpeza da praia naturista do Barril, organizada pelo CNA e realizada no dia 2 de Setembro de 2006, contou com a colaboração da JPN.

Foram até dois jovens, residentes no Sotavento Algarvio, os primeiros a chegar ao ponto de encontro.
Foi altura para conviver um pouco e aproveitar para ir à agua, que estava óptima!

Antes mesmo de chegarem mais naturistas eis que surge o Engº Macário Correia, presidente da C.M.T., disposto a iniciar rapidamente a limpeza.

Assim fizémos. Dois jovens naturistas, um naturista recrutado na praia e Macário Correia puseram mãos à obra e em cerca de hora e meia limparam praticamente metade da zona naturista.
Garrafas de plástico, pacotes de comida e bebida, chinelos, redes de pesca, cordas, lâmpadas, um garrafão com óleo queimado, garrafas de cerveja, armações de pesca, esferovite, tábuas com pregos, botas, sacos de plástico, jornais... encontrámos quase de tudo!
Temos aqui que reconhecer a colaboração do Engº Macário Correia que não se limitou a aparecer e falar à comunicação social. Trabalhou e transpirou como todos!
Foi nesta altura que as jornalistas do Correio da Manhã nos apanharam!

De realçar o à vontade com que o Engº Macário Correia e as jornalistas do C.M. estiveram junto dos naturistas, revelando uma atitude saudável e tolerante.

Depois de mais um refrescante banho regressámos então ao ponto de encontro para descansar um pouco e comer qq coisa.

Entretanto chegou o pessoal do CNA e mais alguns naturistas interessados em colaborar.
Foi altura para mais alguns bons momentos de convívio.

Por volta das 12 chegou a TVI. O cameramen vinha exausto pois carregar a câmera ao longo do areal até à zona naturista não é pêra doce!
Como já estava limpa a primeira parte da zona naturista e carregar a câmera para longe estava difícil decidimos limpar também um pouco da zona textil que fica junto à zona naturista para que a TV pudesse fazer a reportagem.

Depois de limpos cerca de 50 metros da zona têxtil foi altura das entrevistas para a TV e para o jornal Barlavento.

Fizemos então o intervalo para banho, almoço, colocação de protector solar e preparação do resto da limpeza.

Seguiu então a equipa CNA+JPN+Voluntários para a limpeza do resto da zona naturista.
Os trabalhos decorreram bem e tivemos ainda a ajuda de mais um naturista voluntário já quase no fim da área a limpar.
Por volta das 17h estava terminada a limpeza!

Os sacões cheios de lixo e os diversos monos foram deixados de forma a que a equipa de recolha da C.M.T. os recolhesse no dia seguinte.

O balanço da iniciativa foi bastante positivo, apesar do reduzido mas suficiente número de participantes, tendo-se alcançado os objectivos propostos: limpar a zona naturista e sensibilizar os utentes da praia.

Reportagem TVI no Jornal Nacional de 2-Setembro-2006



eXTReMe Tracker